Comissão do Senado aprova sistema proporcional com lista fechada


SenadoComposicaoHá avanços e há retrocessos, num processo democrático. O que acabamos de ver foi um grande retrocesso. Nossa realidade partidária mostra que alguns políticos são responsáveis por tocar a máquina do partido. Na verdade poucos se interessam pela luta interna. Exceção feita ao PT, onde as brigas internas rendem desaforos e rachas, nos demais partidos tudo é resolvido por três ou quatro dirigentes.

Como será agora? Os deputados vão se dedicar  ao dia dia do partido? Haverá uma abertura para filiação em massa?

Analizando os maiores partidos do país vemos que o PMDB é tocado pelos mesmo dirigentes que se revezam na adminstração. O número de filiados oficiais é ínfinitamente menor que seus votos nas urnas.

O PT tem suas eleições internas e a composição de seus dirigentes é feita pelos votos que cada corrente obtem, mas eles se dedicaram a um grande cadastro de militantes e nas suas eleições internas participam um numero significativo de inscritos. Alem disso estão no poder há 8 anos o que favorece qualquer chamamento de militantes.

No PSDB até a escolha do candidato a presidente é feita em mesa de restaurante. Ou seja, cabem numa “Kombi” os participantes da decisões.

O DEM, em processo falimentar, tem suas cabeças pensantes reduzidas a pouquíssmos e mesmo assim contestados quando a sua capacidade de pensar.

A análise dos maiores partidos  não merece seguir .

Note-se que o voto neste caso não é obrigatório. Ou seja na prática estamos estabelecendo duas novas realidades. A filiação interna e o voto facultativo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: