Facebook- Reconhecimento de faces


ReconhecimentoFaces1Foi divulgado por uma empresa de segurança que o Facebook habilitou uma ferramenta de reconhecimento de faces para os novos albuns de fotografias que foram colocados no ar pelos seus usuários. Quem usa o aplicativo com assiduidade já sabia que , logo após fazer o upload das fotos, na sugestão de edição, havia a possibilidade de se fazer a marcação “target” das pessoas que aparecem na foto e que tem Facebook. A novidade agora é que, em função da identificação de faces são sugeridos os nomes das pessoas.

A reclamação é que a empresa não divulgou a colocação em prática desta nova função e que haveria uma invasão de privacidade. Não é verdade. A sugestão só se dá para pessoas que tem Facebook. Não é consultado um cadastro fora do aplicativo (embora isso seja possível).

O segundo ponto me parece mais forte. O nível de acertos ainda é baixo, ou seja um homem pode ser confundido com uma mulher. Se forem utilizados conceitos de Inteligencia Artificial o sistema irá melhorar com o tempo mas ainda não é confiável. Para que divulgar um sistema que erra tanto ?

Do ponto de vista de futurologia é claro que a interligação do cadastro de fotos de qualquer banco de dados, como o do Detran ou o do Título Eleitoral, vai permitir a sugestão de nomes possíveis for a do universo das redes. No momento o sistema ainda exige alta capacidade de processamento e armazenamento, isso significa demora na resposta e multiplicidade de possíveis acertos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: