Encontro de Trump e Bolsonaro em Março 2019 em Washington


190319-jair-bolsonaro-donald-trump-cs-428p_e8b3aecf3eedbc9fb4d30e082bdcf563.fit-2000w
Brendan Smialowski / AFP – Getty Images
Como práticamente todos os meus amigos estão falando que foi uma humilhação a presença do Bolsonaro em Washington tenho que informar que nao é essa a percepção americana.
A imprensa daqui enxerga de forma totalmente diferente.
Mesmo os jornais de oposição ao governo Trump deram destaque a visita e reconhecem que foi produtiva para os dois países. O NYTimes, que diariamente ataca o governo fez uma matéria de mais de meia pagina falando do sucesso da visita e da boa relação estabelecida.
Específicamente.
A questão da base de Alcantara que há tempos é motivo de estudos foi viabilizada. Não só os USA mas Japão, Israel, Comunidade Européia e a China tem interesse em usar a base de lançamentos.
Mais de 10 bilhoes sao esperados como aluguel por ano. Note-se que os lançamentos serão efetuados por empresas privadas. Não se fala em utilização militar da base.
A entrada do Brasil na OCDE é um imperativo. Nao adianta querer bancar o pobrezinho quando se tem umas das maiores economias do mundo. Oscilamos entre a sétima ou nona economia mundial.
A admissão do Brasil como parceiro fora da Otan ou dentro é uma porta aberta para acesso a tecnologia militar de ponta. A previsivel parceria que nos colocasse junto aos “five eyes” (Australia, Canada, New Zealand, the United Kingdom and the United States) seria bem vida.
A cota de importacao de trigo americano representa algo como 10% das necessidades de importação brasileiras. Não faz nem cosquinha. Só pode incomodar aos Argentinos, Paraguaios e Canadenses que são os maiores exportadores para o Brasil.
Como já disse o antigo embaixador e Secretário de Estado  Americano, John Foster Dulles,
-Países não têm amigos, têm interesses.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: