Do teatro ao cinema, passando pela televisão


Minhamaefilme1Espetáculos que se adaptem ao teatro e ao cinema existem. Muitas tentativas acabam mal sucedidas, pois entender as especificidades de cada meio é difícil. O mesmo ocorre com adaptações de clássicos da literatura. No caso do filme “Minha mãe é uma peça”, sucesso no teatro a partir de uma criação de Paulo Gustavo, o objetivo claro pareceu faturar em cima do filão inicial, sem maiores preocupações em fazer cinema.
O objetivo foi conseguido. Com a colaboração de Fil Braz, seu parceiro habitual em TV, Rafael Dragaud roteirista e diretor com experiência em cinema, o grupo se formou com a chegada de André Pellenz na direção. Todos tem experiência em televisão e este ritmo acaba impregnando o filme. A qualidade técnica do som direto é boa, a iluminação também. Algumas cenas externas parecem ter sido compradas em um banco de dados de imagens, tudo prático. O recurso de mudar a cor na hora do flash back, é redundante demais.
São várias situações engraçadas “de per si”, coladas para preencher os 95 minutos requeridos num longa metragem. Uma reunião de condomínio, uma ida ao supermercado, uma saída para o clube, fazem o pano de fundo para que o comediante fale numa velocidade de corredor de formula um, todos os seus monólogos/diálogos.
Há música em demasia, ritmo de comercial de televisão, não há silêncios nem reflexões, nem tempo perdido. Tudo é frenético.
O filme é chato, embora engraçado. Os clichês se sucedem, tudo é clichê. Do ex-marido a nova mulher. A filha gorda, o filho gay e o filho certinho. Tudo é fake, desde o ator caracterizado de mulher até a tia compreensiva demais, a irmã perseguida.
A se acreditar na máxima “Cinema é a maior diversão”, o filme agradará as platéias das tardes dos dias de semana e seguirá o caminho das comédias brasileiras da nova safra, com milhões de espectadores.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: