Crítica e Razão


Screen Shot 2016-02-16 at 20.59.23Vivendo num país dito de terceiro mundo nos acostumamos a  ouvir críticas aos Estados Unidos da América. Raramente concordo com essas críticas. Normalmente o crítico adota uma posição infantil ao culpar o outro pelo seus erros. Outro problema me parece sempre o desconhecimento da realidade dos EEUU. Já ouvi dezenas de loucuras a respeito do número de pobres de Nova York e outras sandices sobre a economia ou petróleo (inclusive que a queda do preço do barril de petróleo era uma manipulação americana para destruir o pré-sal)

Passando uma temporada maior por aqui me defrontei com debates no Senado sobre imigração e agora com a campanha presidencial para as eleições 2016. Assim tenho presenciado pessoas com conhecimento de causa comentarem e analisarem com propriedade alguns aspectos da realidade americana. Há muita diferença na análise não há dúvida.

Recentemente tambem vi o filme do Michael Moor “Where to Invade Next”. Nele, o diretor visita diversos países com a intenção de fincar uma bandeira americana e trazer para os EEUU o que o outro tem de melhor. Interessante crítica a realidade americana e uma outra visão do que cada país tem a oferecer. O filme foi aplaudido ao final por uma platéia predominantemente branca do Norte do EEUU.

Das inúmeras e bem fundadas críticas que tenho ouvido duas me pareceram extremamente graves e surpreendentes, uma vez que não ouvi dos criticos contumazes uma palavra a respeito. A primeira é a militarização do espaço. A segunda é a privatização dos recursos minerais a serem encontrados em corpos celestes. Todos os dois temas afetam toda a humanidade. Os quase 7 Bilhoes de habitantes do planeta serão impactados por estas decisões e no entanto nunca tinha ouvido nada.

Vou escrever dois artigos, um sobre cada tema, abordando alguns argumentos que foram elencados nas análises. Assim sugiro aos críticos que vejam os debates no Senado americano ou a campanha presidencial para arranjarem argumentos mais consistentes nas suas críticas.

    • Jean
    • 18 de fevereiro de 2016

    Interessante análise, parabéns

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: