Reflexões sobre o acidente nuclear no Japão


Fukujima1É certo que este foi um acidente de grande gravidade mas ainda assim não vai fazer com que a energia  gerada a partir de reatores nucleares seja abandonada. A primeira coisa ha acontecer é o encarecimento da geração nuclear. A revisão de protoclos de segurança será imediata e onerará as atuais usinas e tambem aquelas em construção ou projeto. Ao invés de nível 7 passaremos a conviver com nível 9 ou 10 nos cálculos de fundação civil.

O que tenho certeza é que a pesquisa com robôs será muito acelerada. Neste acidente ficou mais do que claro que há situações onde as limitações humanas simplesmente não permitem que se trabalhe ou que se faça alguma coisa de útil. Mesmo com todo estoicismo nipônico.

Embora o Japão seja a “terra dos robôs” não vimos nenhum que estivesse preparado para entrar no vaso de reator e mexer nas varetas ou mesmo ativar as bombas de refrigeração. Este é outro ponto que vai ter que ser muito revisto.

Bombas de refrigeração tem que ter redundância tripla de tudo. A questão  é que embora aparentemente independentes todos se apoiam na terra. Sistemas suspensos poderão ser projetados para evitar este tipo de dependência.

O day after tem se mostrado surpreendente. Variadas contaminações estão sendo registradas onde não deveriam aparecer e as conjecturas são inevitáveis.

O abastecimento de agua potável parece ser um dos pontos onde há maior despreparo. Qualquer plano de contingenciamento deve considerar o suprimento de grandes quantidades de água potavel para todo o entorno da região. Num perímetro muito maior que a zona de exclusão.

Este ponto independe do tipo de acidente. Vimos no deslizamento de encostas havidos na região serrana do Rio de Janeiro, que agua potável tambem se tornou um dos itens mais solicitados.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: