Visita de Shimon Peres


Depois de 40 anos vem ao Brasil um autoridade israelense de primeira grandeza. Embora não seja o executivo principal de Israel no momento, é o presidente e não primeiro-ministro, já ocupou este cargo várias vezes. Já foi vencedor do prêmio Nobel da Paz e carrega no seu interior toda a saga da existência de Israel. Alem dos elogios e simpatias de praxe levantou pontos de discussão originais ao afirmar a vocação tecnológica do Brasil. De que estava falando o ex-militar experiente em combates nas frentes diplomáticas, políticas e militares?

Estava falando do futuro de Israel, um país que tem 1/3 da população do Rio de Janeiro e metade do seu tamanho.

O Brasil é um parceiro vital para o Estado de Israel. Afora os milhares de descendentes judeus, brasileiros de nascimento, há outras questões, listamos:

Energia é um ponto focal. O imenso poder econômico árabe vem dos petrodólares. É preciso portanto apoiar e estabelecer vínculos com as novas formas de energia e o etanol e a bio-energia, fora de moda agora por causa do pré-sal, vão ressurgir. A geração de energia eólica, as pesquisas com o imenso potencial de energia contida nas marés serão assuntos dos pesquisadores e das Universidades. Quando fala do capital humano que Israel tem, sabe que fala de coisas complementares.

Indústria de Defesa- Por razões históricas Israel teve que operar e manter todo o tipo de equipamento militar existente, obtido por vias legais ou não. Isso deu a eles a capacidade de improviso tão ao gosto da cultura nacional. Para o Brasil é mais interessante conversar com quem já teve que fazer “gambiarras” em Mirages e F5s, do que com o fabricante.

Veículo Aéreo Não Tripulado

Segurança pública- Para lidar com constantes ameaças a sua integridade e de seus cidadãos Israel desenvolveu técnicas de controle da população civil mais rigorosas do que qualquer outro país democrático do mundo. Estas habilidades serão úteis no controle da violência nas grandes capitais brasileiras. O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) adquirido pela Polícia Federal é uma demonstração de como equipamentos militares podem ser utilizados pelas organizações civis.

Pesquisa agrícola- Israel desenvolveu pesquisa bem sucedida, na melhoria genética e no plantio irrigado de inúmeras espécies. Eles sabem que não se come dinheiro e que a garantia de alimentação farta é vital. O Brasil tem na sua Embrapa uma referência mundial no desenvolvimento agrícola. Fez tambem uma grande revolução no agro-business e hoje os avanços tecnológicos passam por aqui.

Agua é outro fator de aproximação. O Brasil tem mananciais de água suficientes para garantir seu abastecimento e de outros, se adotar políticas corretas quanto ao meio ambiente. Naquela região água é bem raro há muito tempo. A possibilidade de transporte marítimo de grandes quantidades de água potável ou a dessalinização, para a qual muita energia é necessária, são alternativas a serem estudadas em conjunto.

Intermediação de conflitos-O Brasil é um parceiro confiável na sua política externa e será um ator importante nesta missão. O Pensamento Brasileiro, em fase e formulação e consolidação conduz a uma postura de solução pacífica de conflitos de interesses, religiosos, econômico, históricos ou territoriais. A Filosofia Brasileira, ainda em maturação será posta em prática ao longo dos próximos anos.

Quando do alto da Tribuna do Congresso Shimon Peres chama a Síria para conversações inéditas e diretas está implicitamente dizendo que o Brasil é o parceiro nesse diálogo. É o nosso “Saara” sendo exportando para o mundo

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: