Doações de campanha pela Internet parte IV


Esclarecendo uma das dúvidas principais. De que Projeto de Lei estamos falando? É do PL 5498 de 2009, que altera a Lei 9096 (Lei dos Partidos Políticos), de 19 de Setembro de 1995 e a Lei 9504, de 30 de Setembro de 1997 que estabelece normas para as eleições.

Lá está então disposto no seu artigo 57 que: “É permitida a propaganda eleitoral na Internet nos termos desta Lei, após o dia 5 de Julho do ano da eleição”.  Isto quer dizer 90 dias antes das eleições, ou seja o mesmo que acontece para rádios e televisões.

Depois diz ainda que “a propaganda poderá ser realizada  nas seguintes formas

I-Sitio do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País;

II-em sítio do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado direta ou indiretamente em provedor de serviço de Internet estabelecido no País;

III- por meio de mensagens eletrônicas para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato partido ou coligação;

IV- por meio de blogs, redes sociais sítios de mensagens instantâneas e assemelhados de candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural”

A questão seguinte a ser respondida pelos candidatos é:

a) Como montar sites que realmente tenham interação com os usuários

b) Como responder aos emails recebidos,

c) Como receber sugestões, projetos e reclamações que realmente sejam aproveitadas pelo candidato.

Será sem dúvida um bom aprendizado pois a maioria dos deputados não responde a emails de forma personalizada e direta e não incorpora a seu discurso as sugestões recebidas.

Então twitter, orkut, facebook, newsletter e assemelhados estão permitidos. Compete as equipes dos candidatos tratar de manter suas bases de dados  atualizadas com os emails dos correligionários. Teremos então  novos capítulos desta série.

1- Como fazer sites interativos na política

2- O que fazer na pré-campanha que já se iniciou

3- Como obter os emails e sugestões dos interessados em receber material do candidato

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