Doações de campanha pela Internet. Enfim algo a comemorar que vem do Congresso.


Estou animadíssimo. Afinal o Congresso Nacional dá o primeiro grande passo para a sua reforma integral! O alcance desta medida será sentida em um espaço de tempo brevíssimo. Garanto que em menos de duas eleições teremos outra realidade. O por quê de tanto otimismo tem nome.

A participação popular.

Há muito se sabe que “onde todos pagam, todos pagam menos”. Da mesma forma onde todos participam todos participam mais.

A contribuição de campanha sempre foi um problema. Mal concebida e burocratizada ela só servia aos grandes contribuidores. Era práticamente impossivel a pequena contribuição. Os custos para se manter um sistema nos moldes das antigas exigências dos orgãos reguladores era altíssimo. Calculo que se gastaria cerca de 100,00 reais para manter um controle no sistema antigo, por registro efetuado. Ou seja era práticamente impossível alguem doar algo como 10 reais a um candidato de sua preferência. Na verdade haveria um prejuízo de 90 reais por essa contribuição.

Com o advento da Internet uma as coisas prometidas e cumpridas é a redução de custos em geral. Desde o início as estimativas eram de redução  em 10 vezes menos. Em alguns casos esse valor era ultrapassado. Isto foi conseguido e, no caso de grandes bancos de dados, os custos envolvidos são inferiores a  20 vezes o sistema anterior.Os bancos no Brasil já demonstraram que a informatização gera lucros enormes. Cabe agora aos políticos mostrar que dá voto, e muito.

 

Face a importância do tema vou dividir a análise dos termos da lei em alguns capítulos para torná-la mais palatável (o texto ainda vai ao Senado para aprovação).O que se estabelecerá nas próximas horas, será a primeira das grandes viradas de mesa do país. Como dizem os mais sábios, “ as revoluções no Brasil são como os casamentos na França. Sem sangue.”

Lembro que durante muito tempo uma das bandeiras de alguns Deputados e Senadores era o valor do salário mínimo. Alguns passaram anos defendendo a bandeira dos 100,00 dolares americanos. Hoje essa bandeira é ridícula, simplesmente foi pulverizada pela realidade. Assim irá acontecer com as novas bancadas na Câmara dos Deputados eleitas a partir dessa  nova Lei. Fique ligado , tem mais.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: