Reforma política-Parte I O Tempo


Uma vez mais temos o tema Reforma Política em pauta. E uma vez mais deixamos de abordar o problema com a devida paciência. Vou contar uma história que justifica a tese final.

Uma vez estava de passagem pela Suiça, onde tenho bons amigos e onde era a sede da empresa multinacional que trabalhava na época, a Brown Boveri. Vi uma intensa movimentação na estação ferroviária, meio mais comum de transporte em Zurich, de jovens uniformizados com folhetos na mão e explicações na ponta da lingua, em mais de um idioma.

Eles estavam preparando uma mudanção nos horários dos trens que haveria daqui a 90 dias. Quanto tempo de alteração? Poucos minutos. Algo como: o trem que passava as 7:43 vai passar às 7:38 e o que passava as 7:55 muda para 7:52.

Imaginem na minha cabeça de brasileiro morador do Rio de Janeiro o choque que esta informação  causou! No Rio de Janeiro não existia o trem que passa as 7:43, ou o que passa às 7:55. Simplesmente o trem passava na hora que passava e pronto! No máximo algo como – O trem das 11.

Aprendi com isso o respeito que se deve ter com o cliente, e mais ainda uma velha máxima. “Lei boa é lei velha”. O que está por tras deste conceito é outro muito interessante. É necessário um tempo para que as pessoas se adaptem as mudanças por menor que sejam.

Voltamos agora ao tema central. As reformas políticas precisam vigorar a partir da próxima eleição , tão próxima? Não , não precisam. Elas só devem vigorar nas eleições de 2012 e 2014. Na verdade podemos perfeitamente fazer um programa de 20 anos com mudanças paulatinas até chegarmos a um estágio melhor do que estamos hoje.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: