Transparência na Câmara dos Deputadose no Senado


Examinei algumas prestações de contas de parlamentares apresentadas no site da Câmara e do Senado na Internet. Especialmente de Senadores, parlamentares de destaque no noticiário. Notei omissões e falta de critério de muitos que para se protegerem de ataques, simplesmente não declaram o que deviam, nem tem coragem de gastar no que é devido.

Toda a sociedade quer que as despesas, em última instância pagas pelo povo, sejam transparentes. Tambem é "táboa rasa" que a Internet é o melhor meio de acesso para fiscalização das atividades parlamentares. O que deveria constar de todas então?

Despesas com suas páginas da Internet e com sistemas de controle internos que pemitam ao parlamentar saber exatamente o que está acontecendo no seu gabinete em Brasilia e nos seus comitês eleitorais ou escritório base, na sua sede eleitoral e a seus eleitores acompanhar o que está sendo feito.

Dezenas de parlamentares não tem sites ou sequer respondem emails. Onde estão os sistemas de controle de sua agenda, seus telefonemas, seus contatos com as bases? O que o Deputado faz de sexta a segunda? Onde estão as respostas às cartas que recebem, onde estão os pedidos que atendem?

Sei que grande parte deles trabalha todos os dias e realmente vai aos seus redutos eleitorais, ouve as pessoas, "vai às ruas" como recomendou o mininstro Joaquim Barbosa. Só assim poderão entender o que está se passando de fato no dia-a-dia das pessoas. Só assim poderão legislar com eficiência.

Sei tambem que se declarado corretamente R$15.000,00 é pouco para todas as necessidades. Então vamos encarar o problema de frente. Queremos que os parlamentares prestem contas de suas atividades diárias, pela Internet, não só as oficiais de Brasília, mas incluir as de sexta a segunda.

Sabemos que isso custa dinheiro, talvez mais do que os R$15.000,00 a que tem direito. Acho no entanto muito mais útil gastar com esses sistemas que realmente me permitam acompanhar o parlamentar em que votei, ou fiscalizar o que não confio, do que manter a hipocrisia reinante.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: