Brasília o poder e a sedução


Tenho ido a Brasília ao longo destes últimos 30 anos. Noto duas coisas contraditórias. A política no país ganhou dimensão , pêso, importância. Este mesmo motivo fez com que ela atraísse todo tipo de interesse.

Assim só me resta imaginar como alternativa válida para diminuir a quantidade de desvios, diminuir paralelamente a importância da Câmara e do Senado brasileiro. Isso é empoderar a ponta, como tambem se faz na iniciativa privada.

Isso é dar mais poder aos Estados e Municipios.

A criação da TVSenado e da TVCamara  fez com que nossos parlamentares virassem celebridades. Comparados a artistas da televisão comercial os mesmo tem se esmerado no vestuário, na apresentação pessoal, na fala. Parece não existir mais diferença entre um ator de tv e um parlamentar.

É impressionamente o poder do Senado hoje. Veja o que tem acontecido. Para se nomear um diretor de uma estatal o mesmo tem que ser sabatinado pelos senadores. Isso significa passagem para Brasília para o mesmo e seus assessores. Significa articulações entre o presidente da estatal e os congressistas do bloco governista para evitar o fogo amigo. Significa uma enorme movimentação de muitas pessoas com salários muito altos, com a consequente troca de gentilezas e favores que se mostram indispensáveis.

Se o poder e as verbas não estivessem lá, haveria um natural esvaziamento e consequentemente uma diminuição de possibilidades de desvios.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: