Um recado para Dilma


Na definição de funções no governo parece que coube a ministra Dilma Rouseff a tarefa de acompanhar, e consequentemente cobrar, a realização dos planos relativos ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Como isso está sendo feito na prática?  Que tecnologia está sendo utilizada?  Que software foi escolhido? Quais são as métricas? Quem são os fiscais? Quais são os pontos de controle? Qual o fluxo de informações? Quais as regras do negócio? Como foi feita a modelagem? Que banco de dados está sendo utilizado? Como acompanharemos o resultado?
As respostas a estas questões estão todas fora do manual. Não vimos em hora alguma qualquer menção a esses pontos. Sabe-se apenas que a ministra carrega dados no seu lap-top. Será suficiente?
Como fazem as instituições que controlam investimentos de bilhões? Procuram no mercado mundial as melhores soluções para acompanhamento de ações ou confiam num Executivo com seu lap-top? Estabelecem práticas de governança corporativa ou contratam um "ferrabrás" para chutar a canela dos outros?
No site da Casa Civil do governo as notícias não são atualizadas desde novembro de 2006. Será possível seguir assim, em plena era de convergência tecnológia, ou podemos esperar um completo fracasso desse método de controle, com esta postura em relação informação?
Não se conhece nenhum caso de sucesso que dispense trabalho árduo e tecnologia. Trabalhar muito já sabemos que a ministra faz, usar tecnolgia para desempenhar melhor essas funções, nem tanto. Então vai o recado: adquira urgentemente um bom sistema de acompanhamento e controle de obras. Peça dispensa de licitação, pois o caso merece agilidade! Qualquer centavo investido num bom sistema renderá o melhor retorno. Aproveite e atualize também as notícias do seu site.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: